Notícia

Secretaria da Saúde de Joinville alerta para a baixa adesão à Campanha Nacional Contra a Poliomielite

  • SECOM PMJ -

Erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite depende de um simples ato para que permaneça sem casos registrados no País: a vacinação. A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, alerta que adesão à Campanha Nacional Contra a Poliomielite está baixa. Até o momento, com a aplicação de 12.060 doses, foi atingido 37,32% do público-alvo, sendo que a meta é 95%.

A Campanha Nacional Contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menores de 5 anos, foi prorrogada até dia 30 de setembro pelo Ministério da Saúde.

Em Joinville, as vacinas contra a poliomielite estão disponíveis na Sala de Vacina Central (rua Abdon Batista, 172, Centro) e nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). A relação completa dos locais e horários de atendimento pode ser acessada no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle).

Segundo Patrícia Brandalise, médica pediatra da Rede Municipal de Saúde, a vacina previne que doenças antigas retornem ao País. "Com a circulação do vírus da pólio nos Estados Unidos, há um risco grande dele aparecer no Brasil. E crianças que têm uma vida normal podem nunca mais andar, se não forem vacinadas", alerta a médica.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda provocada pelo poliovírus. Ela é capaz de infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, acontecem as paralisias musculares, sendo mais comuns nos membros inferiores.

"A poliomielite causa sequelas muito graves, podendo levar a óbito", adverte Patrícia.

O vírus também pode chegar ao cérebro e causar meningite (inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal). O quadro de meningite tem risco de acarretar em sequelas, como a perda de audição e visão parcial ou total, epilepsia e paralisia em um ou ambos os lados do corpo.(SECOM PMJ)

Galeria de Arte Victor Kursancew recebe exposição Orgânics Anterior

Galeria de Arte Victor Kursancew recebe exposição Orgânics

Arquivo Histórico de Joinville recebe a comunidade com eventos e visitação no fim de semana Próximo

Arquivo Histórico de Joinville recebe a comunidade com eventos e visitação no fim de semana

Deixe seu comentário